segunda-feira, 30 de novembro de 2009

AIDS is still out ther and it still kills

Os grandes centros urbanos do país – onde estão concentrados 52% dos casos de aids – registraram queda de 15% na taxa de incidência da doença entre 1997 e 2007. Nesse mesmo período, a incidência nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobrou, revelando que a epidemia caminhou para o interior do país. Em 1997, a taxa nas cidades com menos de 50 mil habitantes era cerca de oito vezes menor do que a registrada nas cidades com mais de 500 mil pessoas. Em 2007, essa relação caiu para três vezes.

A análise foi realizada pelo Ministério da Saúde, que elaborou um panorama detalhado dos casos de aids nos 4.867 municípios brasileiros onde já foi notificada, pelo menos, uma ocorrência da doença. O perfil da epidemia está no Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009, a ser divulgado nesta quinta-feira, 26 de novembro.

Em municípios com mais de 500 mil pessoas, houve decréscimo da taxa de incidência, entre 1997 e 2007, de 32,3 para 27,4 notificações por 100 mil habitantes. Ao longo desses dez anos, 24 dos 39 municípios com mais de 500 mil habitantes registraram queda significativa na taxa incidência ou se mantiveram estáveis. Como essas 39 cidades são responsáveis por 283.191 casos de aids (52% do total de casos acumulados), mudanças ocorridas ali têm impacto maior para a conformação da epidemia.

No mesmo período, a taxa nas cidades com menos de 50 mil habitantes passou de 4,4 ocorrências em 1997 para 8,2 em 2007. O conjunto das 4.982 cidades com menos de 50 mil habitantes (90% dos municípios brasileiros) concentram 34% da população e 15,4% dos casos de aids identificados no país, em 2007.





*Quem se ama se cuida*

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Convite.



Não sou a areia
onde se desenha um par de asas
ou grades diante de uma janela.

Não sou apenas a pedra que rola
nas marés do mundo,
em cada praia renascendo outra.

Sou a orelha encostada na concha
da vida, sou construção e desmoronamento,
servo e senhor, e sou
mistério.

A quatro mãos escrevemos este roteiro
para o palco de meu tempo:
o meu destino e eu.

Nem sempre estamos afinados,
nem sempre nos levamos
a sério.

[Lya Luft]

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Benefícios dos tratamentos caseiros para sua pele


Se algo faz bem para você, então faz bem para sua pele. Faz muito sentido pensarmos que se você não puder comer ou ingerir algum produto, então ele não é tão saudável assim. É sabido que nossa pele, o maior órgão do nosso corpo, que tem muitas funções importantíssimas como proteção, sustentação, impermeabilização e comunicação é também um grande órgão de assimilação. A pele absorve tudo que passamos nela com incrível rapidez. Isso quer dizer que, em pouco tempo, o que passarmos sobre ela, estará circulando em nossa corrente sanguínea. É o princípio dos medicamentos em adesivos de anticoncepcional, nicotina e emagrecedores, por exemplo.

Os cosméticos industriais são recheados de produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo que são maléficos às nossas células em vários sentidos. Alguns componentes responsáveis pela fragrância, pigmento, conservação, espessura e outras características que deixam os cosméticos irresistíveis estão comprovadamente relacionados a doenças que variam de irritações cutâneas e alergias a enxaquecas e até câncer. Até mesmo no mais inocente dos produtos, aquele óleo para bebês por exemplo, é feito a base de óleo mineral, que vem do petróleo, é alergênico e pode até inibir a capacidade de respirar da pele.

É difícil nos livrar completamente dos cosméticos industrializados, mas podemos usá-los de forma consciente. Será que precisamos realmente usar toda essa quantidade de cremes, tratamentos e maquiagens que a mídia e a moda nos empurram?

Já há no mercado empresas mais preocupadas com a qualidade dos produtos. Encontramos à venda maquiagem (quase) puramente mineral, shampoos e sabonetes menos agressivos e óleos vegetais de boa qualidade.

Aqui algumas dicas para se cuidar com ingredientes que você também poderia comer, ou seja, não fazem mal algum para você!

HIDRATANTE CORPORAL
Ao invés de usar cremes ou loções prontas, experimente usar um óleo vegetal de boa qualidade. Pode ser de amêndoas, semente de uvas ou mesmo azeite extra-virgem. Eles contém muitas vitaminas e deixam a pele muito saudável. E não se preocupe, você não vai ficar cheirando a salada!

ESFOLIAÇÃO FACIAL
Experimente fazer uma mistura de três partes de mel e uma parte de gérmen de trigo. Use como esfoliante e deixe agir alguns minutos. Limpa a pele profundamente e remove as células mortas.

MÁSCARA FACIAL DE ALGAS E GELÉIA REAL
Você já deve ter visto muitos produtos à venda com estes ingredientes. Então porque não fazê-lo em casa? Compre cápsulas de alga Chlorella e cápsulas de geléia real. Abra uma de cada, despeje-as numa vasilha e adicione água filtrada suficiente para dar liga. Aplique no rosto. Você ficará com o rosto verde por uns 10 minutos, depois enxague e sinta como deixa sua pele limpa e nutrida.

MÁSCARA DE ARGILA
A argila é encontrada nas casas de produtos naturais. É só adicionar água filtrada e formar uma pasta. Aplique rapidamente, pois ela endurece. Use no rosto ou no corpo, além de limpar profundamente, ela retira a olesidade e é anti-inflamatória. Deixa na pele até endurecer e depois lave bem. Se você tem pele normal ou oleosa pode ser que precise hidratar após o procedimento.

MÁSCARA CAPILAR DE BABOSA
A babosa é conhecida por suas propriedades regeneradoras dos tecidos. Ela restaura, hidrata e dá brilho aos cabelos. Compre uma folha de babosa (ou aloe vera) na feira. Corte-a no sentido longitudinal, retire a polpa com uma colher e bata no liquidificador. Espalhe essa polpa batida nos cabelos previamente limpos e envolva-os com uma touca térmica. Deixe por 25 minutos e enxague.

MÁSCARA CAPILAR DE ÓLEO DE CÔCO
Esse é o segredo de beleza dos lindos cabelos das mulheres indianas. Elas besuntam os cabelos com óleo de côco e dormem a noite toda assim. Pela manhã lavam os cabelos normalmente. Deixa os cabelos com muito brilho, macios e nutridos.

Fonte: Karin Fromm
Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda acupuntura chinesa.
Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer.
karinffromm@hotmail.com